ESG e Mineração: riscos e oportunidades

ESG(sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa) é considerado o maior “risco” e, ao mesmo tempo, a maior “oportunidade” para o setor de mineração e metais no Brasil, segundo um estudo da consultoria EY e do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração).

Em seguida vêm os riscos e oportunidades ligados à geopolítica, mudanças climáticas, a licença para operar, custos e produtividade, interrupções na cadeia de suprimentos, força de trabalho, capital, digital e inovação e novos modelos de negócios.

Especialistas destacam que o setor, mesmo tendo passado por mudanças significativas nos últimos anos pressionado pelo poder público e pela indústria privada, ainda é tido como um dos mais poluentes — considerando os riscos referentes aos impactos da mudança climática, como enchentes, crises no sistema elétrico e falta de água potável

É importante ressaltar que uma mineração consciente tem como objetivo equilibrar a exploração de recursos minerais, a proteção do meio ambiente, saúde e bem-estar das comunidades locais e o desenvolvimento econômico, tudo de forma consciente e responsável a longo prazo.

O Ideias atua como elo entre empresas e a sociedade, buscando minimizar os impactos socioambientais em diversos setores, incluindo a mineração.Somos associados ao IBRAM, uma organização privada que representa 85% das empresas responsáveis pela produção mineral no país.

Como o Ideias pode auxiliar o setor de mineração?

– Definição de Diretrizes, Políticas e Procedimentos Operacionais Padrão;

– Definição e implementação de planos de gestão e medidas de mitigação;

– Análise e monitoramento de indicadores de impactos sociais;

– Consulta e engajamento significativo das partes interessadas;

– Gestão e implantação de mecanismos de queixa;

– Remoção e reassentamento de famílias impactadas;

– Devida diligência em cadeia de suprimentos;

– Treinamentos, auditorias e verificação;

– Projetos de educação ambiental.

Dessa forma, o Ideias tem como objetivo ajuda a  fomentar a agenda ESG e a promover o desenvolvimento socioeconômico do País.

Fonte: O Estadão