05 motivos financeiros para iniciar uma jornada ESG na sua empresa

Torna-se cada vez mais evidente os benefícios colhidos pelo mundo corporativo ao serem adotadas as boas práticas em relação ao meio ambiente, ao impacto social e governança corporativa, a tão falada sigla ESG – “Environment, Social, Governance“.

Porém, merece destaque uma visão pragmática de que o aspecto econômico não poderia estar desassociado desta sigla, ao passo de comprometer o resultado das instituições que, a final, buscam não apenas a sustentabilidade financeira, mas a geração de valor compartilhado, entre os shareholders e stakeholders.

Ainda assim, fica a questão: o que isso tem a ver as finanças da minha instituição?

Entendendo a devida relevância da questão econômica para a sustentabilidade de qualquer negócio ou empresa, podemos apontar 05 principais razoes para que os empreendedores, gestores e mentores se dediquem a iniciar uma jornada de implementação das boas práticas ESG, sendo:

  • Dinheiro mais barato (ou menos caro). Empresas comprometidas e que adotam práticas e compromissos claros, acessam recursos mais baratos. Porém esse jogo está mudando, visto que isto deixará de ser um diferencial para ser um pré-requisito. Logo, não te levarão para um caminho de juros baixos, mas sim te afasta de alíquotas altas que trazem consigo a mitigação dos riscos e impactos esperados.
  • A sua reputação reflete no seu bolso. Independente do porte da sua empresa, é preciso destacar que a confiança dos seus clientes, dos seus funcionários e dos seus investidores possui um reflexo direto no desempenho financeiro da empresa, ainda mais em momentos de crise.
  • Reduzir custo é maximizar resultados. Como princípio básico da administração de qualquer instituição, poder observaras oportunidades de redução de custos e melhorias operacionais que evitem desperdícios e promovam o consumo consciente e a economia circular poderão alavancar os resultados da empresa, muitas vezes com baixo investimento.
  • Desenvolvimento de novos produtos abrem novas oportunidades. Buscar um novo posicionamento no mercado e desenvolver entregas que respondam a demanda e a tendência do mercado, refletem diretamente na busca de novas oportunidades.
  • Inovar e prever asseguram a longevidade do negócio. Mais do que se adaptar, o mundo corporativo muda constantemente, o que remete à necessidade de inovar e se atentar às novas alterações no mercado, assim temas como diversidade e inclusão geram resultados por atrair bons talentos e preparar a instituição para que trilhe um caminho de práticas inovadoras e esteja atenta às nuances do negócio.

Assim, mais do que uma busca por minimizar os impactos gerados e estar em conformidade com as regulações e legislações, as empresas podem e devem seguir uma trilha que gerem resultados positivos, merecendo destaque também para o financeiro.