Compliance: como esse conceito impacta o seu negócio?

Intimamente ligado ao “G” de Governança da sigla ESG, o compliance envolve um conjunto de regras e práticas que buscam manter as organizações no caminho da legalidade, em todos os aspectos.

O compliance refere-se ao cumprimento das normas, leis, regulamentos e padrões éticos aplicáveis a uma empresa. Isso envolve garantir que a empresa opere de acordo com essas regras e padrões, especialmente no que diz respeito a questões ambientais, sociais e de governança. O compliance é fundamental para as empresas que desejam demonstrar compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Ou seja, um dos principais objetivos dos profissionais de compliance nas corporações é criar um ambiente organizacional que mantenha as atividades da empresa protegido contra ilegalidades. De acordo com especialistas, alguns elementos são fundamentais para a implantação de um compliance eficiente. Eis alguns exemplos:
• Autonomia e recursos adequados para a área de compliance;
• Comunicação de boas práticas e transparência;
• Estabelecimento de códigos de ética, políticas e procedimentos internos;
• Envolvimento da alta administração;
• Análise periódica de riscos;
• Registros contábeis sólidos;
• Diligência na contratação de terceiros e em casos de fusões e aquisições;
• Canais de denúncia, investigações internas e medidas disciplinares;
• Revisão e testes períodicos dos processos.
É possível afirmar, diante dessas características, que o comprometimento com o compliance fortalece a governança corporativa de empresas e outras organizações.
E que vantagem a empresa leva? 
A implementação de práticas de compliance nas empresas começa por melhorar a credibilidade delas. Trata-se de um aspecto fundamental, inclusive, para atrair talentos, investidores e parceiros para os negócios.
Identificar irregularidades com agilidade também é um benefício de um bom compliance. Dessa forma, qualquer descumprimento de leis e normas pode ter seus efeitos contidos antes de causar mais danos – dentro ou fora da empresa.
A segurança jurídica também aumenta com um compliance sólido. Quanto mais dentro da lei, menos riscos a empresa corre em relação a ações judiciais, sejam elas referentes a questões trabalhistas, financeiras etc. Isso contribui para evitar não somente prejuízos financeiros como de imagem e de reputação.
Por fim, um compliance eficiente melhora a comunicação entre a liderança e os times da empresa, que precisam estreitar o contato para reportar as atividades constantemente. Isso promove mais sinergia e segurança nas relações de trabalho.
*Fonte: EsgPedia