Por que somente empresas ESG sobreviverão?

A ideia de que empresas que adotam práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) têm maior probabilidade de sobreviver no longo prazo está relacionada diretamente ao conceito de sustentabilidade. Deve-se entender que:

SUSTENTABILIDADE = PROSPERIDADE + LUCRATIVIVIDADE.

Algumas razões para essa afirmação incluem:

1. Riscos e Oportunidades Financeiras: As empresas enfrentam riscos financeiros relacionados a questões ambientais (mudanças climáticas, regulamentações mais rigorosas), sociais (legislações trabalhistas, direitos humanos) e de governança (má gestão, corrupção). Ao abordar esses riscos, as empresas ESG podem criar oportunidades financeiras, como acesso a
dinheiro mais barato e maior atração de investidores.

2. Expectativas dos Consumidores: Os consumidores modernos estão cada vez mais conscientes e preocupados com questões sociais e ambientais. Empresas que incorporam valores éticos e sustentáveis em suas práticas são mais propensas a atrair consumidores que preferem apoiar empresas alinhadas com suas preocupações e valores.

3. Pressão Regulatória: Governos e órgãos reguladores em todo o mundo estão intensificando as regulamentações ambientais e sociais. Empresas que já estão alinhadas com práticas sustentáveis e responsáveis podem estar melhor posicionadas para se adaptar a essas mudanças regulatórias e evitar penalidades.

4. Atração de Talentos: Profissionais talentosos, especialmente das gerações mais jovens, buscam cada vez mais empregadores que demonstrem um compromisso sério com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Empresas ESG podem ter uma vantagem competitiva na atração e retenção de talentos.

5. Resiliência a Crises: Empresas que adotam práticas sustentáveis muitas vezes têm uma abordagem mais holística e de longo prazo para os negócios. Essa mentalidade pode torná-las mais resilientes a crises, permitindo que se adaptem e superem desafios de maneira mais eficaz.

6. Exigências dos Investidores: Investidores institucionais e fundos de investimento estão cada vez mais integrando critérios ESG em suas decisões de investimento. Empresas que atendem a esses critérios podem atrair investidores que buscam retornos financeiros sustentáveis e éticos.

Por isso, podemos dizer que a integração de práticas ESG não apenas contribui para a sustentabilidade do meio ambiente e da sociedade, mas também pode fortalecer a posição competitiva e a resiliência financeira das empresas a longo prazo. A crescente conscientização global sobre as implicações ambientais e sociais dos negócios torna as empresas ESG mais
resilientes às mudanças no ambiente empresarial e mais atraentes para investidores, consumidores e talentos.