Como o Ideias ajuda na Conservação do Solo?

Celebrado em 15 de abril, o Dia da Conservação do Solo é uma homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett, considerado o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Bennett foi um pioneiro no campo da conservação do solo e da água e desempenhou um papel fundamental na promoção de práticas agrícolas sustentáveis.
Esta data tem sua importância relacionada não apenas ao produtor rural ou a produção agropecuária, mas também à preservação de ecossistemas e ambientes produtivos.
E no Ideias, o que fazemos para promover a conservação do solo?
Projetos de apoio à produção agrícola contemplados em Programas de Recuperação dos Meios de Subsistência em comunidades impactadas por grandes empreendimentos. Os beneficiários recebem orientações que resultam em ações coletivas como treinamento para manejo do solo, adubação, controle de pragas e montagem de kits de irrigação.
Projetos de gerenciamento de resíduos sólidos destacam a importância do descarte correto, evitando a contaminação do solo e do lençol freático, e, por consequência, a infertilização de áreas para o plantio, a liberação de gases poluentes e a geração de um grande desequilíbrio ecológico, uma vez que os resíduos podem contribuir para a extinção de espécies de animais e plantas.
Ações de educação ambiental e sensibilização, por meio de palestras que incentivam a preservação dos recursos naturais.
Preservar o solo é uma responsabilidade de toda sociedade para garantir a vida. Faça a sua parte.