Como o Ideias contribuiu com a cultura da reciclagem e coleta seletiva em condomínios da Grande Vitória

Você sabia que segundo dados da Abrelpe, uma pessoa produz 1,252Kg de lixo por dia? A boa notícia é que cerca de 33% dessa quantidade pode ser reciclada.

O Ideias executou um projeto que trilhou esse caminho rumo à sustentabilidade, ampliando a coleta seletiva, contribuindo para o aumento da renda das famílias das associações de catadores de materiais recicláveis e reduzindo os resíduos descartados incorretamente no meio ambiente.

Como parceiro técnico, atuamos implantando, implementado e monitorando a coleta seletiva em  em 140 pontos da Grande Vitória, dentre eles, 120 condomínios. A execução contemplou 36.810 apartamentos e alcançou indiretamente 110.430 pessoas (considerando-se 03 pessoas por unidade).

A coleta seletiva é essencial para a sustentabilidade ambiental, pois permite a separação e reciclagem de resíduos, reduzindo a quantidade de materiais descartados em aterros sanitários. Além de preservar recursos naturais, a prática contribui para a diminuição da poluição e promove a conscientização sobre a responsabilidade individual na gestão ambiental.

A coleta seletiva não apenas minimiza impactos negativos no meio ambiente, mas também impulsiona a economia circular, transformando resíduos em recursos valiosos para geração de renda de muitas famílias, destaca a gerente de projetos do Ideias Tássia Batista.  Vale destacar que, cada indivíduo produz, em média, 1,252Kg de lixo por dia, o que no contexto do projeto realizado em condomínios, corresponde a 138.250 Kg por dia. Deste montante, 33% foi passível de reciclagem.

Uma das estratégias utilizadas, foi a ação porta a porta em condomínios com pequeno engajamento por parte dos moradores. Com curtas visitas domiciliares, foi desenvolvida a educação ambiental com maior abrangência, alcançando-se resultados positivos. A realização de atividades lúdicas com moradores e suas famílias, fortaleceram as estratégias de adesão e
engajamento.

Outra ação foi a Blitz da reciclagem que oportunizou o contato com as informações do projeto de forma mais instantânea e palatável, gerando o reforço da mensagem da coleta já instituída no condomínio e da prática socioambiental da reciclagem. Na oportunidade, foram disponibilizados materiais educativos e informações específicas sobre a coleta vigente no condomínio.

Inclusão Social
O Projeto proporcionou também uma melhoria na infraestrutura e organização por parte das associações de catadores de materiais recicláveis, gerando valorização ao trabalho do associado. Ao todo, 508 catadores e famílias foram beneficiadas com o projeto, com um aumento de 45% na renda.

Além disso, o projeto contribuiu com mais de 112% de aumento no volume de resíduos recicláveis nas associações de catadores, resultando em 45.622Kg por dia que deixaram de ser destinados ao aterro sanitário. Em um ano, 17 toneladas de lixo deixaram se ser enviadas ao aterro.

O Ideias acredita que uma simples ação individual é capaz de contribuir para transformar o futuro. Vamos juntos?