Quiosques e ambulantes podem adotar práticas sustentáveis para um verão ecoconsciente

Com a chegada da temporada de verão, quiosques e ambulantes em praias e áreas turísticas podem adotar práticas mais sustentáveis para reduzir seu impacto ambiental. Entre essas iniciativas, o descarte adequado de óleo tem se destacado como uma medida crucial para prevenir a contaminação dos corpos hídricos.

Segundo Luana Romero, diretora-executiva do Ideias, entidade privada que desenvolve atividades nas pautas: social, ambiental e urbanística, o descarte inadequado de óleo usado por quiosques e ambulantes pode causar danos significativos ao meio ambiente e às redes coletoras de esgoto.

“Um litro de óleo de cozinha pode contaminar até 25 mil litros de água, considerando que estas substâncias não se dissolvem na água. Assim, o descarte incorreto nos cursos d’água provoca o descontrole do oxigênio, afetando a vida marinha, o solo e os ecossistemas costeiros. Já ao descartar o óleo na pia, vaso sanitário ou ralo, este se acumula nas paredes de canos causando entupimentos e graves problemas de manutenção nas redes”, afirma.

Para contornar esse problema, é possível implementar medidas para o descarte adequado e a reciclagem. Uma prática em ascensão é a parceria com empresas especializadas na coleta e reciclagem de óleo, garantindo que ele seja reutilizado de maneira responsável, seja na produção de biocombustíveis ou na fabricação de produtos diversos.

Além disso, outros esforços podem ser adotados por esses empreendimentos e os seus clientes. A eliminação de utensílios plásticos e de uso único, por opções biodegradáveis, a adoção de materiais reciclados e/ou recicláveis e a conscientização dos clientes sobre a disposição correta de resíduos são algumas das práticas adotadas para reduzir o impacto ambiental durante o verão.

“A mudança de hábitos desses estabelecimentos é fundamental para preservar as belezas naturais das praias e garantir a sustentabilidade desses locais para as futuras gerações”, destaca Luana.

Com a conscientização sobre a importância de práticas sustentáveis, os quiosques e ambulantes não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também se posicionam como agentes de mudança, inspirando outros setores a adotar medidas ecologicamente responsáveis.