PEAS promove conscientização e novos hábitos na cidade de Serra 

O Projeto de Educação Ambiental em Saneamento (PEAS) alcançou em 2023, resultados que trouxeram impactos profundos para a comunidade de Serra, como o senso de unidade e empoderamento, inspirando cidadãos a se tornarem defensores de uma vida mais sustentável.

O relacionamento com as comunidades protagonizou toda a jornada do PEAS. Durante o projeto foram realizadas 691 intervenções com público (moradores, líderes comunitários, donos e colaboradores de estabelecimentos). A conscientização sobre questões ambientais também cresceu significativamente, revelando através de pesquisa que 100% dos participantes de treinamentos/capacitações aumentaram seu conhecimento e consciência sobre o saneamento.

Notavelmente, os estabelecimentos comerciais, foco da atuação do PEAS que previamente apresentavam condições precárias em suas instalações sanitárias, adotaram uma postura consciente em relação aos danos decorrentes da falta de reparos, comprometendo-se a implementar as melhorias recomendadas. Esse comprometimento resultou em um índice de atendimento de 97% das correções sugeridas, representando um avanço significativo na qualidade das instalações e consolidando um impacto positivo na comunidade.

O Ideias foi parceiro técnico do Projeto, que é uma iniciativa da Ambiental Serra (AEGEA) em uma parceria Público-Privada com a Cesan.

O escopo do projeto contou com o planejamento e execução de ações como: ações educativas, treinamento e portas abertas (visitas à Estação de Tratamento de Esgoto na Serra), blitz nas comunidades, visitas de diagnóstico, treinamento e visitas de monitoramento em bares e restaurantes. O Ideias também foi responsável pela capacitação dos agentes multiplicadores e mobilização social.