Região dos Açores recebe sementes de café brasileiras para plantio

Dando continuidade ao Projeto de desenvolvimento da cafeicultura sustentável nos Açores, o Consultor do Ideias Marcos Moulin, embarcou para Portugal levando sementes de 6 cultivares de cafés produzidas no estado do Espírito Santo: Catuacaí 785/15, Catucaiam 785/15, Catucai 2SL, Catucaí 24/137, Acauã Novo e Arara.

Todo o trâmite de exportação e importação entre Brasil e Portugal se deu de forma documental com todo o rigor necessário. As sementes foram inspecionadas pela Vigilância Sanitária garantindo que nenhuma praga ou doença seja transmitida.

Na nova fase do projeto, as sementes farão parte do experimento científico de introdução de novas cultivares nos Açores, tornando a atividade mais lucrativa e sustentável para os produtores da Região Autônoma dos Açores.

Açores é o único local que está produzindo café na Europa, o que torna o projeto um marco para a atividade de produção de café.

A iniciativa é uma parceria entre a Delta Cafés, o Governo da Região Autônoma dos Açores e a APAC Associação dos Produtores Açorianos de Café.