Case Aracaju: A importância do PRMS para o desenvolvimento da agricultura familiar

O Ideias executa no nordeste do País, o Programa de Restauração dos Meios de Subsistência (PRMS) junto as famílias que passaram por um processo de reassentamento. Hoje, dia 13 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Agrônomo e convidamos o Engenheiro Agrônomo Vitor Silva e Melo, Consultor do Ideias, a falar sobre a importância das ações do Programa para o desenvolvimento da agricultura familiar na comunidade. Confira!

“As ações do PRMS são alicerces para o bom desenvolvimento social, econômico e agrícola.
As ações foram transformadoras tanto no âmbito socioeconômico como no meio ambiente. O socioeconômico melhorou a alimentação com a produção de alimentos (frutas e hortaliças) produzidos em suas áreas agrícolas e econômico para aqueles que comercializam o excedente de sua produção. O meio ambiente foi moldado, onde antes existia um solo pobre física e quimicamente, hoje, existem árvores frutíferas, macaxeira, amendoim, feijão de corda, batata doce, morango, ervas medicinais, plantas ornamentais, coentro, cebolinha, pimentão, pimenta e outras.

As ações dos círculos de trocas e as visitas técnicas tiveram foco na capacitação e aprimoramento das técnicas produtivas e nos cuidados com o solo, melhorando a produção de alimento e a autoestima dos moradores, fazendo valer todas as minhas visitas.

Tenho orgulho em ser um agente transformador desta comunidade e ser recebido com um sorriso estampado no rosto. A minha maior satisfação é saber que pude mudar ou contribuir para melhorar a vida daquelas pessoas”.