Os 5 P’s do desenvolvimento sustentável

Você conhece os 5 P’s do desenvolvimento sustentável? Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.

1 – Pessoas: assegurar que todas as pessoas tenham acesso aos meios necessários para desfrutar de uma vida saudável e satisfatória, independentemente de sua identidade de gênero, raça, origem étnica ou posição social.

2 – Planeta: proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais, tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.

3 – Prosperidade: assegurar que todos possam desfrutar de uma vida próspera e de realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.

4 –  Paz: promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência.

5 – Parcerias: mobilizar os meios necessários para implementar a Agenda 2030 por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável, com a participação de todos os países.

Os 5 P’s não são exclusivos, e, na verdade, eles conversam entre si. Como por exemplo: Investir em energia renovável, um objetivo do Planeta,  pode criar empregos e reduzir a pobreza de Pessoas. Outro exemplo é que reduzir a desigualdade, que é um objetivo de Prosperidade, pode ajudar na prevenção de conflitos que é um objetivo de Paz.

Entender esses 5 P’s e como eles se interconectam é fundamental para atingirmos um progresso em direção a um mundo melhor e cada vez mais sustentável.

Fonte: Movimento Nacional ODS