O descarte de baterias de carros elétricos

Para onde vão as baterias dos carros elétricos? Como destinar
corretamente baterias usadas?

Baterias de carros elétricos duram cerca de 15 anos. Mas para não causarem sérios impactos ambientais como contaminação do solo e da água, é preciso fazer a destinação correta após o uso
Quantas coisas você utiliza no seu dia a dia que funcionam a base de bateria?

O celular, computador, tablet, relógio, e até alguns modelos de bicicletas e carros dependem de uma bateria para funcionar. Em um mundo que precisa cada vez mais buscar por sustentabilidade, o futuro deve ser com mais veículos elétricos em circulação. Entretanto, ser sustentável não passa apenas pela escolha de fontes de locomoção menos poluentes.

É verdade que os carros elétricos são menos poluentes que os tradicionais veículos movidos por combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel. Do ponto de vista do uso de combustíveis provenientes de fontes renováveis e menos poluentes, podemos considerar os carros elétricos uma alternativa sustentável. Mas nos deparamos com um problema: qual destino dar para as baterias usadas?

A bateria de um veículo elétrico dura cerca de 15 anos e é composta por íons de lítio,material hoje difícil de ser recuperado e com processo complexo de reciclagem. Se as baterias acabarem em aterros sanitários, correm o risco de passar por um processo denominado fuga térmica, uma reação química que pode fazer que ela aqueça a ponto de queimar ou explodir, provocando sérios impactos ambientais como contaminação do solo e água.

Os carros elétricos assim como qualquer outra forma de mobilidade, não possuem impacto zero sobre o meio ambiente. Por isso, cuidar da destinação correta das baterias após o uso é uma contribuição importante para ajudar na preservação do planeta, segundo Janaína Rodrigues, coordenadora de projetos do Ideias. Ela dá dicas de como fazer o descarte correto e preservar o meio ambiente.

5 Ideias para o descarte correto de baterias
• O primeiro passo para o descarte correto é a separação das pilhas e
baterias usadas em casa. Elas devem ser armazenadas em uma
embalagem seca, bem ventilada e que não receba diretamente a luz
solar.
• É possível encontrar diversos pontos de descarte ecológico para os dispositivos eletroquímicos. Supermercados, farmácias, bancos, lojas e outros estabelecimentos comerciais de grande circulação costumam ter caixas coletoras para pilhas e baterias. A Ufes e o Ifes também possuem local para destinação e lixo eletrônico.
• A responsabilidade por recolher e encaminhar adequadamente as
baterias após o uso é do fabricante. Portanto, os materiais usados devem ser entregues aos estabelecimentos que comercializam ou às assistências técnicas autorizadas, para que eles repassem os resíduos aos fabricantes ou importadoras.
• Na Grande Vitória, as prefeituras de Vitória, Serra e Vila Velha possuem serviço de recolhimento do lixo eletrônico. Basta agendar por telefone que uma equipe da prefeitura vai até a sua casa para recolher os materiais.
• As pilhas alcalinas são os únicos dispositivos que podem ser
descartados no lixo comum. Essa categoria não traz metais pesados em sua composição, evitando possíveis danos ao meio ambiente.