Diretor do Ideias participa do maior evento de energia solar da América Latina

Aconteceu entre os dias 23 a 25 de agosto o evento The smarter e South America, que reuniu em São Paulo, as principais feiras de geração, distribuição e armazenamento de energia. Em paralelo aconteceram três feiras de energia: Intersolar South America; ees South America; e Eletrotec+EM-Power South America. O Diretor do IDEIAS, Vitor Romero participou do evento, considerado o polo de inovação da América Latina em relação à nova realidade energética.

Temas como a transformação do sistema energético, as soluções existentes no mercado e as que virão com o avanço tecnológico, foram abordados por palestrantes renomados do segmento. O The smarter e South America também destacou as áreas essenciais da cadeia de valor dessa indústria, assim como geração, armazenamento, distribuição e uso de energia.

O hidrogênio verde foi um dos assuntos em pauta, já que até 2030, a expectativa é que os custos de produção deste tipo de hidrogênio caiam pela metade, o que impulsionará esse segmento. O hidrogênio verde pode ser transformado em combustível ou eletricidade. Para a segunda finalidade, ele já é utilizado na Europa, no Japão e nos Estados Unidos. Um dos motivos para isso é que vem sendo buscado como alternativa aos combustíveis fósseis, que representam o vilão do aquecimento global.

Os inúmeros benefícios da geração distribuída solar fotovoltaica também foram abordados no evento. A primeira e talvez mais importante é a economia gerada de até 95% do valor da conta de luz. A energia solar pode ser gerada por residências, estabelecimentos comerciais, indústrias ou propriedades rurais de forma simples e eficiente. Sobre o retorno do investimento, ele costuma vir em até cinco anos. O sistema fotovoltaico tem vida útil de aproximadamente 25 anos.

Representante Estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – Absolar, Vitor Romero considera que o ES é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar e que a tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas.