Ideias na Sustainability Week 2022 em Miami

A Diretora Executiva do Ideias, Luana Romero, participou entre 28 de junho a 1° de julho da 21ª edição da Semana de Sustentabilidade do BID Invest “From Thinkers to Doers” , em Miami, Estados Unidos.

Sob o tema “De pensadores a praticantes”, a Semana da Sustentabilidade contou com mais de 100 painéis e mais de 50 palestrantes globais sobre os temas: ação climática, cadeias de valor sustentáveis, transformação digital, transição justa, inovação financeira e países pequenos e insulares.

O evento abordou negócios tangíveis e oportunidades de crescimento para o setor privado, fornecendo uma plataforma para os líderes globais e regionais compartilharem soluções, melhores práticas e ferramentas que impulsionem o impacto sustentável.

A economia global está enfrentando uma combinação extraordinária e evolutiva de interrupções relacionadas ao Meio Ambiente, Social e Governança (ESG) que estão moldando irreversivelmente a forma como as empresas fazem negócios e investem.

Eventos extremos relacionados ao clima, saúde global, desafios comerciais, injustiça social e falhas de governança estão forçando os tomadores de decisão a repensar como colocar a sustentabilidade no centro da forma como as empresas operam e contribuir para a criação de valor a longo prazo.

Integrar o ESG e o investimento de impacto com sucesso oferece novas e significativas oportunidades para que as empresas alcancem um desempenho transformador a longo prazo. Espera-se que o mercado de investimentos da ESG cresça para 50 trilhões de dólares até 2025.

Enquanto as empresas globalmente estão assumindo amplos compromissos em torno de emissões líquidas zero e sustentabilidade, há incerteza sobre o que implica investimento sustentável e como assegurar retornos tangíveis para os negócios, o planeta e a sociedade.

Como a América Latina e o Caribe abrigam 40% da biodiversidade do planeta, estão em uma posição privilegiada para aproveitar essas oportunidades de investimento sustentável.

Líderes empresariais de destaque como Teresa Vernaglia, CEO da empresa brasileira de água e saneamento BRK Ambiental;Joe Koechlin, CEO da empresa peruana de ecoturismo Inkaterra; José-Antonio Crespo Barnetche, CEO da empresa de saúde Farmalisto no México, Colômbia e Peru; Mike Maura, CEO da empresa de turismo nas Bahamas Nassau Cruise Port; e Charles Moser, Diretor Administrativo, Santander EUA, participaram das conversas sobre questões relacionadas a fatores ESG que já moldam a forma como as empresas fazem negócios e investem.

Entre os líderes de organizações internacionais estão Yolanda Kakabadse, ex-presidente do WWF e da IUCN, Selwin Hart, assessor especial e subsecretário-geral para a ação climática das Nações Unidas, e a jovem líder Helena Gualinga, jovem defensora internacional da justiça climática e dos direitos humanos dos povos indígenas.

Com informações: BID Invest e Green Finance for Latin American and The Caribbean