Skyrail Bahia inicia implantação do VLT em Salvador

A Região Metropolitana de Salvador vai ganhar um projeto inovador de transporte urbano – o VLT do Subúrbio. O novo modal vai beneficiar diretamente uma população de 600 mil pessoas e terá capacidade diária 172 mil usuários. O percurso vai ligar Salvador, a partir do bairro do Comércio, à Ilha de São João, em Simões Filho. Está prevista ainda uma extensão até o Acesso Norte do metrô, na segunda fase do projeto. Movido à propulsão elétrica, sem emissão de gases poluentes, o VLT é um meio de transporte rápido, seguro e confortável.

VLT significa Veículo Leve de Transporte. O modelo a ser construído pela Skyrail Bahia é um veículo leve, formado por uma estrutura de liga de alumínio, equipado com eixo único, pneus de propulsão e pneus estabilizadores, o que o torna estável e silencioso. Tem a capacidade de transportar de 600 passageiros em uma composição de quatro carros e pode atingir uma velocidade de até 90 km/h.

Todo o sistema estará em operação em aproximadamente dois anos. A previsão é que o início da operação aconteça no primeiro semestre de 2022, mas alguns trechos serão entregues de acordo com a conclusão das etapas das obras, colocando o serviço à disposição da população mais rapidamente, por fases.

Com este novo modal, Salvador vai elevar o conceito de mobilidade urbana a outro nível, promovendo a integração entre os cidadãos e permitindo o melhor aproveitamento de todos os outros sistemas de transporte já existentes, como a frota rodoviária e o metrô. Tudo isso com base na sustentabilidade, com mais tecnologia e sem emitir poluentes.

O Instituto IDEIAS é a empresa contratada para realizar a elaboração, implantação e controle do Plano de Reassentamento Involuntário, Plano Técnico Social, Plano de Comunicação Social e Plano de Restauração dos Meios de Subsistência do projeto do VLT/Monotrilho do Subúrbio de Salvador.

Fonte: Notícias Skyrail Bahia |  Foto: Banco de Imagens Skyrail