Lançamento do Código das Melhores Práticas do IBGC no Núcleo Espírito Santo

Associados, empresários e interessados no tema da boa governança corporativa marcaram presença no evento

A diretora de gente e gestão do Ideias, Maísa Porto, participou no dia 06 de junho, do lançamento da 6ª edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, do IBGC – Núcleo Espírito Santo, em um evento promovido no Auditório da Findes, em Vitória (ES).

No encontro, Luiz Martha, diretor de conhecimento e impacto do IBGC, abordou as novidades da atual versão, que destaca ética e propósito como fundamentos da governança corporativa, apresenta uma nova definição de governança, e traz ainda o aperfeiçoamento de seus princípios. Agora são cinco: integridade (novo princípio); transparência, equidade, responsabilização (antes prestação de contas) e sustentabilidade (antes responsabilidade corporativa).

O Núcleo Espírito Santo tem Adriano Salvi como coordenador-geral, além de Fabio Ricardo Geremias, Gabriel Feitosa, Leticia Amaral e Rafaela Secato como coordenadores.

O Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa

Uma das principais referências no tema no Brasil, a 6ª edição do Código foi lançada pelo IBGC no dia 1º de agosto de 2023, após quase dois anos de um processo de revisão colaborativo que contou com benchmarking internacional de outros 15 códigos ao redor do mundo, além de etapas de audiência restrita e pública e sessões especiais no Congresso IBGC, de 2022.

Em seguida ao lançamento, o instituto promoveu uma série de eventos em suas regionais para apresentar a publicação. Importante salientar que o encontro no Núcleo Espírito Santo aconteceu somente agora, em virtude de ter sido criado no dia 1º de novembro de 2023.

A publicação é endereçada a empresas familiares, estatais, cooperativas, sociedades anônimas de capital aberto e fechado, entidades sem fins lucrativos, entre outras. E reúne um conjunto de práticas que deve ser adaptado de acordo a maturidade em relação à governança corporativa, tipo de organização, arcabouço regulatório aplicável, dentre outros aspectos.

Fonte: IBGC