Transformando o futuro para o melhor: Electrolux Group e o seu compromisso com um programa de Zero Aterro

Por Fernando Keske, Diretor de Sustentabilidade para Operações no Electrolux Group América Latina

Empresa global líder em eletrodomésticos que transforma a vida para o melhor há mais de 100 anos, o Electrolux Group não vê a sustentabilidade como algo paralelo ao negócio. Pelo contrário. Entendemos que o tema é transversal a todos os processos. Para isso, precisamos de todos juntos, praticando os conceitos em suas atividades. Nosso direcionador de sustentabilidade “For the Better 2030” é uma lista de compromissos que
define o jeito de pensar da nossa empresa globalmente. Do desenvolvimento do produto até seu descarte responsável, passando pela maneira como fazemos negócios e nos comunicamos com os consumidores.

Para tornar o tema mais tangível, compartilhamos sempre boas práticas que podem servir para inspirar e ajudar outros negócios. Destacamos projetos em nossas operações que contribuem para sermos líderes em sustentabilidade, como o Programa Zero Aterro, entregas mais sustentáveis com caminhões elétricos e solar e a redução de 82% das emissões de carbono. Desde 2015, globalmente, somos uma das primeiras empresas comprometidas com os Science Based Targets Initiative ao atingir essa meta, três anos antes do prazo.

Programa Zero Aterro
O objetivo principal do programa é eliminar a destinação de resíduos das fábricas para aterro industrial e a incineração de materiais perigosos sem recuperação energética. Com isso, a iniciativa visa à promoção das melhores práticas ambientais para gestão de resíduos com base nos conceitos da economia circular e que alcance um nível de reciclabilidade de, ao menos, 96% do total gerado.

São Carlos, por exemplo, foi a primeira planta da América Latina e do Electrolux Group globalmente a ser certificada em 2018. Desde então, esse programa foi implantado em 2021 nas fábricas localizadas em Curitiba, Manaus e Rosário. E, finalmente em abril de 2022, a planta de Santiago recebeu a certificação. Com isso, atingimos 100% das fábricas da América Latina com certificação Zero Aterro, com três anos de antecedência ao prazo
estabelecido pelo grupo.

A iniciativa possui metas de controle de resíduos enviados para recuperação energética e indicadores de acompanhamento de volume gerado, reciclado e coprocessado. Ela funciona como uma certificação. Ou seja, é feita uma análise dos dados do Programa acumulados dos últimos 12 meses, quando as metas são atingidas. Uma certificadora externa audita os resultados e fornece uma certificação de conformidade com o Programa.

Impacto Social e Econômico
A implantação da iniciativa não apenas envolveu a criação de novos processos
operacionais, mas também promoveu o engajamento e conscientização dos colaboradores, parceiros e fornecedores. As ações sustentáveis da empresa impulsionam a inovação no ambiente de trabalho, encorajando os colaboradores a compartilhar ideias valiosas baseadas em suas experiências.

Além disso, o Programa Zero Aterro foi adaptado às operações da companhia, focando na mitigação e compensação dos impactos relacionados aos negócios. Com esta iniciativa, o Electrolux Group se posiciona como fomentadora de boas práticas no mercado, influenciando um posicionamento e atuação mais robustos de seus pares e parceiros.

O caminho a seguir
Estamos sempre em busca da melhoria contínua, focados em aprimorar nossos processos. Trabalhamos para atingir uma série de objetivos, que incluem a obtenção da Certificação Multi-site, a redução dos indicadores de resíduos por produto (WPP), a expansão do Programa Zero Aterro para nossos depósitos e o reforço do Programa Plastic Free em nossas unidades de manufatura. Estamos dedicados a superar nossas metas e avançar em
direção a um futuro mais sustentável.

 

O artigo foi gentilmente produzido a pedido da equipe do Ideias, responsável pela cobertura do ESG Fórum, que aconteceu em São Paulo, em 2023. Fernando Keske foi um dos painelistas do evento.