Carnaval sustentável e inclusivo: como os foliões e os camarotes podem contribuir para isso

Enquanto os foliões incorporam práticas sustentáveis, os camarotes e festas privadas também desempenham um papel fundamental na construção de um Carnaval mais responsável

O Carnaval do Brasil está prestes a começar, e enquanto os foliões se preparam para os desfiles e os blocos de rua, é crucial lembrar da responsabilidade ambiental. Em 2023, a prefeitura de Vitória recolheu quase 43 toneladas de resíduos sólidos durante o evento, alertando para a necessidade de uma celebração mais consciente.

Luana Romero, diretora-executiva do Ideias, destaca a importância de os foliões se divertirem de maneira sustentável durante esses dias festivos. Ela enfatiza: “O Carnaval é uma festa marcada pela criatividade e diversidade de fantasias, mas é fundamental que essa celebração não deixe uma pegada negativa no meio ambiente. Conscientização sobre questões como o descarte correto de fantasias e demais adereços é crucial para garantirmos que a festa não se transforme em um fardo para o nosso planeta”.

Enquanto os foliões incorporam práticas sustentáveis, os camarotes e festas privadas também desempenham um papel fundamental na construção de um Carnaval mais responsável. A gestora destaca o compromisso ESG em Alimentação e Bebidas, enfatizando ações para evitar desperdícios e promover práticas sustentáveis.

Além disso, Luana ressalta a responsabilidade desses espaços exclusivos, afirmando: “É crucial que as empresas também assumam sua parte na promoção da sustentabilidade. A redução de resíduos, a abordagem ecológica e o compromisso com a inclusão social são elementos-chave para garantir um Carnaval verdadeiramente responsável e acessível para todos.”

Dicas para Foliões Sustentáveis:

Produza menos lixo: Opte por materiais de fácil reciclagem, como latas de alumínio.

Lixo na lixeira: Descarte corretamente, separando plástico, papel, alumínio e vidro.

Leve o seu copo: Utilize copos reutilizáveis para reduzir o consumo de plástico.

Otimizar o uso de veículos: Opte por transporte público, carros compartilhados ou caronas.

Use água conscientemente: Hidrate-se, mas evite desperdícios.

Faça “xixi” somente nos banheiros: Colabore para manter a cidade limpa.

Fantasia reciclável: Reutilize fantasias ou faça trocas entre amigos.

Confetes naturais: Faça seus confetes com plantas para uma opção mais sustentável.

Compromissos que camarotes e festas privadas podem assumir:

Lixo Zero: Os camarotes podem adotar a abordagem “Lixo Zero”, buscando a redução de resíduos.

Conscientização Ambiental: Promova a conscientização sobre a importância da sustentabilidade.

Responsabilidade Social: Avaliações detalhadas de segurança e saúde no trabalho, contratação de fornecedores locais e cuidados com acessibilidade.

Inclusão Social: Garante um ambiente acolhedor, diversificado e acessível para todos os participantes.

Transporte Sustentável: Incentiva o uso de transporte público e compartilhado para diminuir as emissões de gases nocivos.