Cadência nos negócios: uma questão de dedicação e disciplina

A palavra cadência tem por definição, segundo a Oxford Languages, encadeamento, sucessão regular de sons ou movimentos, ritmo ou compasso, sendo utilizada para nomear repetição de certos fenômenos que ocorrem regularmente na música, dança, literatura, oratória, e em atividades esportivas.

Mas cabe utilizar a palavra no mundo dos negócios de forma a demonstrar a “cadência” no contexto do planejamento estratégico de uma empresa e a jornada na definição de sua visão, desenvolvimento de estratégias e gerenciamento de responsabilidades na busca por tornar-se uma empresa bem-sucedida.

A visão de uma empresa reúne os objetivos a serem atingidos. Concatenados a esses objetivos, estão os indicadores e as metas a serem alcançadas para a sua realização. Ou seja, as empresas bem-sucedidas têm um plano claro de onde querem chegar e como chegarão lá, monitorando continuamente sua cadência de progresso de forma a realizar ajustes para manter suas equipes alinhadas e focadas. Não se pode perder de vista que a cadência de progresso ideal para cada negócio é aquela que promove o crescimento estruturado da empresa, não só constante, mas também sólido e homogêneo contemplando todas as suas áreas (financeiro, recursos humanos, operacional e comercial).

Quando falamos em estratégia, significa mover-se com rapidez e fluidez sempre atentas as tendências de mercado. Todavia, para ser bem-sucedidas, devem saber que precisam ser constantes e manter o ritmo na busca por atender as metas estabelecidas, mesmo quando confrontadas com desafios inesperados ao longo de uma sucessão de períodos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares.

Logo, para que a empresa seja capaz de aumentar sua cadência e tornar-se mais eficiente, é preciso dedicação e disciplina, sempre promovendo a comunicação interna e externa do seu foco estratégico, exercendo paciência e perseverança quanto aos resultados esperados, controlando o atingimento das metas, além da avaliação constante do seu desempenho.

Por fim o gerenciamento das responsabilidades contribui para que os colaboradores visualizem de forma mais clara os seus papéis e responsabilidades dentro da empresa, garantindo assim o seu compasso, ou andamento regular rumo ao desenvolvimento, com base na melhor alocação e uso dos seus recursos, objetivando o aumento de desempenho, com ritmo e cadência constante sempre pautado na disciplina e na melhoria contínua.

Aliado as estratégias de ESG a cadência nos negócios move as empresas na direção não só da boa gestão mas sobretudo na da sustentabilidade.

Autor: Vitor Romero – Diretor do Ideias