Você sabe a diferença entre ESG X ODS X Pacto Global?

ESG (Ambiental, Social e Governança), ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e Pacto Global são conceitos relacionados à sustentabilidade, mas referem-se a diferentes abordagens e iniciativas.

1. ESG (Ambiental, Social e Governança):
São condutas, iniciativas e ações que as empresas praticam ligadas diretamente aos temas ambientais, sociais e de governança que visam a sustentabilidade a longo prazo e o impacto positivo na sociedade.
• Ambiental (E): Refere-se às práticas relacionadas ao meio ambiente, como gestão de resíduos, eficiência energética, mudanças climáticas e conservação da biodiversidade.
• Social (S): Envolve questões sociais, como direitos humanos, condições de trabalho, diversidade e inclusão, responsabilidade social corporativa e relações com a comunidade.
• Governança (G): Diz respeito às práticas de governança corporativa, transparência, ética nos negócios, estrutura de liderança e gestão de riscos.

2. ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável):
• Os ODS são uma iniciativa global estabelecida pelas Nações Unidas em 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas destinados a abordar desafios globais, como pobreza, fome, saúde, educação, igualdade de gênero, água limpa, paz e justiça, entre outros.
• Os ODS extrapolam as práticas internas das empresas. Oferecem uma estrutura abrangente para orientar ações e políticas em níveis global, nacional e empresarial. São os compromissos da humanidade em favor do desenvolvimento sustentável.

3. Pacto Global:
• O Pacto Global é uma iniciativa lançada pelas Nações Unidas que incentiva empresas e organizações a adotar princípios relacionados aos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
• As empresas signatárias do Pacto Global comprometem-se a alinhar suas operações e estratégias com os 10 princípios universais propostos pela iniciativa.

Em resumo, enquanto ESG é uma abordagem ampla para a sustentabilidade que foca nas práticas empresariais, os ODS são uma estrutura global mais abrangente que aborda os desafios mundiais, e o Pacto Global é uma iniciativa específica que incentiva empresas a adotarem princípios éticos e sustentáveis em suas operações.

Esses conceitos muitas vezes se interconectam, pois, empresas comprometidas com a sustentabilidade podem adotar abordagens ESG, contribuir para os ODS e ser signatárias do Pacto Global.