A importância da Avaliação de Desempenho no Ideias

O Ideias realizou no último mês de outubro, a Avaliação de Desempenho de todos os colaboradores da empresa. Mas afinal, o que é e para que serve esta Avaliação?

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta que apoia a análise da performance de um colaborador ou de um time inteiro, sendo aplicada periodicamente para a revisão e avaliação do trabalho realizado em determinado ciclo. Assim, é possível desenvolver os colaboradores e alcançar os objetivos organizacionais.

Para que Serve?
– Identificar os pontos de melhoria do colaborador e desenvolvê-los: Por meio do mapeamento de competências, a Avaliação de Desempenho mostra quais são os pontos fortes e de melhoria do colaborador. E, com as informações do colaborador, o gestor pode montar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) mais eficaz.
– Trazer dados precisos e históricos para a equipe de Gente e Gestão: Todo profissional evolui gradualmente. Seguindo essa linha, as Avaliações de Desempenho geram dados históricos sobre um profissional ou time e, dessa forma, é possível analisar como se deu a sua evolução.
– Melhoria da comunicação: Possibilita um caminho para o diálogo entre o superior e o liderado, melhorando a compreensão dos objetivos e preocupações individuais.

Na avaliação são avaliadas as seguintes dimensões: Autoconfiança, Autodirecionamento, Habilidades de comunicação, Gerenciamento de estresse, Habilidades de processos, Habilidades de liderança, Habilidades interpessoais, Relacionamento com o cliente/fornecedor.

Quem é avaliado?
– Cargos de analistas, assistentes e apoios, com uma perspectiva de avaliação de mão dupla, pois reunirá as percepções do superior direto e uma autoavaliação. Ele tende, inclusive, a melhorar o clima interno, já que o líder também recebe feedbacks.
– Cargos de liderança como supervisores de equipes, coordenadores, gerentes e diretores, com uma perspectiva de múltipla avaliação, pois o foco está em captar a opinião de todos os níveis hierárquicos. A liderança será avaliada por 4 figuras principais: subordinados, ou pessoas sob sua gestão e responsabilidade; pares ou pessoas do mesmo nível hierárquico; superiores, que tem a pessoa sob sua gestão; por si próprio, onde como parte da avaliação é feito um exercício de auto-observação e avaliação pessoal.

Um fator importante deste processo de avaliação é a discrição e anonimato. As pesquisas foram realizadas através do aplicativo Survey Monkey, com posterior compilação dos dados. Os avaliados receberam o feedback por meio de um documento resumo apresentado por sua gestão direta com a participação do setor de Gente e Gestão.

O objetivo central da avaliação é reconhecer que melhorias podem ser feitas e ainda pontos positivos podem ser potencializados.