Dia Mundial do Meio Ambiente: soluções para a poluição plástica

Comemorado no dia 05 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, tem como tema em 2023 “soluções para a poluição plástica”. Este ano marca o 50º aniversário da data, após ter sido instituída pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972. Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental.

Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo, e metade deste plástico é projetado para ser usado apenas uma vez. Da produção total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabem anualmente em lagos, rios e mares.

Os microplásticos – pequenas partículas de plástico de até 5 mm de diâmetro – acabam em alimentos, água e ar. Estima-se que cada pessoa no planeta consome mais de 50.000 partículas de plástico por ano – e muitas mais se a inalação for considerada. O plástico de uso único descartado ou queimado prejudica a saúde humana e a biodiversidade e polui todos os ecossistemas desde o topo das montanhas até o fundo do oceano.

Com a ciência e as soluções disponíveis para enfrentar o problema, governos, empresas e outras partes interessadas devem escalar e acelerar as ações para resolver esta crise. Isto ressalta a importância deste Dia Mundial do Meio Ambiente na mobilização de ações transformadoras a partir de todos os cantos do mundo.

Preparamos uma série de vídeos  para esta semana! Confira o “Ideias que Transformam”!

Episódio 1: Há duas décadas cuidando do Planeta

Episódio 2: O que fazemos pela conservação ambiental?

Episódio 3

Fonte: PNUMA

#Ideias #CombataAPoluiçãoPlástica #DiaMundialDoMeioAmbiente