Saneamento é tema de palestra do Ideias no ESG Fórum em São Paulo

O Ideias marcou presença no “ESG Fórum: Gestão Estratégica e Desafios para as empresas”, que aconteceu em São Paulo, nos dias 27 e 28 de março.

O ESG Fórum teve como objetivo dar acesso às jornadas das empresas que já aderiram a esse modelo estratégico. Foram abordadas aplicações práticas, como implantar, como medir, como avaliar. Como lidar com um modelo de ESG, vivo, estratégico, multidisciplinar, atrelado à inovação e em constante transformação.

No segundo dia do evento, a Diretora Executiva do Ideias, Luana Romero, compôs a Agenda Climática, abordando o tema: “Saneamento – Como o novo Marco Legal definiu o maior programa ESG do Brasil e quais as ameaças e oportunidades para o setor privado”. Na oportunidade, destacou que 35 milhões de brasileiros não tem acesso a água e o desperdício desse recurso alcança atualmente índices altíssimos, sendo o suficiente par abastecer em média 63 milhões de brasileiros.

Ainda mais impressionante são os valores necessários para universalização do saneamento básico no Brasil: um investimento de 893 bilhões de reais até 2033, diante dos 750 bilhões de reais previstos anteriormente. A projeção, realizada pela Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon Sindcon), leva em consideração a taxa de inflação e o déficit acumulado em serviços de água e esgoto no país.

O evento, realizado pela empresa Dialogia, contou com a parceria do Ideias como Case Study Institucional e promoveu o diálogo e o compartilhamento de experiências de empresas e das principais lideranças que estão à frente no protagonismo ESG, entre eles Ambev, Votorantim, Danone, Braskem, Natura&Co, Bradesco, Suzano, Oi, Coca-Cola, Petrobras, Bamin, Hospital Sírio Libanês entre outras.