Oito ideias para curtir o Carnaval de forma sustentável

Carregar o próprio copo, reaproveitar a fantasia e optar por confetes naturais estão entre as opções para quem quer se divertir sem deixar de se preocupar com o meio ambiente

Já é carnaval no Espírito Santo! E os próximos dias prometem ser de muita festa no Sambão do Povo e nos bloquinhos de rua. A folia promete aumentar a circulação de pessoas pela cidade, o que inclui também um aumento na quantidade de lixo produzido. Por isso, além de manter o samba no pé, um bom folião precisa saber como proteger o meio ambiente.

Dados divulgados pela Prefeitura de Vitória mostram que, em 2020, mais de 55 toneladas de lixo foram recolhidas nos quatro dias de carnaval oficial em Vitória. Isso significa que cada pessoa gerou perto de 3 kg de lixo por dia. Para que o carnaval desse ano seja de mais alegria e mais sustentabilidade, a Diretora Presidente do Instituto Ideias, Tereza Romero, listou algumas dicas importantes:

  1. Produza menos lixo

Fique atento ao que você consome e dê preferência para materiais de fácil reciclagem, como latas de alumínio em vez de garrafas de vidro.

  1. Lixo na lixeira

Nada de lixo no chão. Busque por lixeiras recicláveis e descarte o seu lixo no local correto: plástico, papel, alumínio e vidro, cada um na sua lixeira correspondente.

  1. Leve o seu copo

Você não precisa consumir copos descartáveis. Leve de casa o seu copo ou caneca reutilizável. Pode ser aquela caneca que já tem até um cordão para facilitar o transporte ou um copo dobrável que ocupa pouco espaço na hora de voltar para casa. Assim você economiza os copos de plástico dos vendedores ambulantes e produz menos lixo.

  1. Otimizar o uso de veículos

Deixe o carro em casa. Opte pelo transporte público ou vá de carona com um amigo, assim você não precisa se preocupar com estacionamento e ainda pode tomar a sua cervejinha sem se preocupar.

  1. Use água de forma consciente

Mantenha-se hidratado, procure usar roupas leves e lembre-se que no futuro também precisaremos de água. Sem desperdícios, o planeta agradece.

  1. Faça “xixi” somente nos banheiros

A prefeitura espalha banheiros químicos justamente para garantir que você tenha um local adequado para fazer as suas necessidades. Colabore com os demais foliões e com o planeta.

7.Fantasia reciclável

Você realmente precisa de uma fantasia nova todos os anos? Que tal aproveitar a fantasia do ano passado ou fazer uma troca de fantasias entre os amigos?

8. Confetes naturais

Imagine quanto confete acaba, anualmente, indo para o lixo ou favorecendo o entupimento de bueiros? Você pode manter a alegria desse item na folia com uma opção mais sustentável. Que tal fazer seus confetes com plantas? Para isso você vai precisar apenas de algumas flores ou folhas secas e um furador de papel!

“As atitudes sustentáveis ainda não chegaram aos foliões de Vitória. Mas é possível mudar este triste cenário. Já temos iniciativas que podem ajudar no destino correto. O lixo reciclável dos camarotes deve ser coletado gerando renda para as associações de catadores. Outra iniciativa interessante é a coleta das fantasias realizada pela Recicla Folia. Os camarotes também podem fazer a sua parte, evitando copos de plástico e orientando os foliões a dispor de forma correta o lixo produzido em seus espaços. O desafio é fazer com que os amantes do carnaval estejam conscientes e desejem fazer a sua parte”, avalia Tereza.