Ideias marca presença na Vitória Stone Fair 2023

Na última terça-feira, a Diretora Executiva do Ideias, Luana Romero, marcou presença na abertura da Vitória Stone Fair 2023, considerada a maior feira de rochas naturais da América Latina, que aconteceu no município de Serra, Espírito Santo.

Segundo uma pesquisa da Futura Inteligência, o segmento de rochas ornamentais no Espírito Santo registrou faturamento total de R$11,6 bilhões em 2022, e um recorde histórico de R$6,1 bilhões de transações para o mercado interno em 2022. O Estado representa 82% de toda a exportação do Brasil, o que coloca o País como o 4° maior produtor mundial de rochas ornamentais.

Com a força do movimento ESG nos últimos anos, também houve um aumento da busca pela sustentabilidade na produção e uso das rochas ornamentais. A pesquisa da Futura também revelou que este segmento possui menos impacto ambiental, já que o processo produtivo das pedras naturais emite 80% menos CO2 do que os materiais sintéticos.

A temática da descarbonização vem sendo discutida mundialmente, como por exemplo, durante a Conferência do Clima da ONU realizada no Egito em 2022 (COP 27), com a apresentação de um plano para acelerar a descarbonização no setor de energia, transporte rodoviário, siderurgia, hidrogênio e agricultura. Este processo visa a redução de emissões de carbono na atmosfera, especialmente de dióxido de carbono (CO2), visando alcançar uma economia global com emissões reduzidas.