5 ideias para implantar a coleta seletiva no seu condomínio

A coleta e destinação correta dos resíduos já é uma realidade em mais de 800 condomínios de Vitória. Mas esse número precisa ser ainda maior. De acordo com o Ideias, tão importante quanto implantar a coleta seletiva, é conscientizar os moradores e funcionários para a importância de separar corretamente os resíduos.

O tema é um dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável apontados pela ONU. O trabalho de implantar a coleta seletiva tem a ver com a segregação correta dos resíduos, coleta e tratamento dos resíduos por parte dos serviços públicos ou associações credenciadas.

É preciso que o descarte de resíduos vire um programa adotado pelo condomínio, fazendo parte até do Regimento Interno, principalmente, porque pode haver rotatividade de moradores. A orientação, segundo o Ideias, é que O trabalho de educação ambiental deva ser contínuo e incorporado como rotina dentro dos lares e no dia a dia de conservação dos condomínios.

Como organizar a coleta dentro de casa

A principal dica é que as pessoas tenham 2 lixeiras: uma para o lixo seco e outra para o úmido.  Não há necessidade de separar por cores. Se não houver possibilidade de usar 2 lixeiras, o Ideias orienta usar uma lixeira com tampa para resíduos úmidos e os secos podem ser colocados em sacolas avulsas e descartados na própria lixeira do condomínio.

Para o descarte, se não tiver lixeiras diferentes, a sugestão é adotar adesivos indicativos. Assim fica mais fácil separar. É preciso trabalhar com o que a pessoa tem. Os contentores dos condomínios também podem seguir a mesma dica.

5 ideias para começar a fazer a coleta seletiva no seu condomínio:

Para auxiliar na implantação da coleta dos resíduos no seu condomínio, o Ideias, com mais de 20 anos de experiência, orienta 5 passos. Veja na lista abaixo:

1) Faça campanhas de conscientização para os moradores e funcionários;

2) Verifique a forma como os resíduos são gerados, armazenados e coletados.

3) Identifique os pontos de melhoria e proponha um plano de ação com a participação de todos

4) Treine os colaboradores internos e também os moradores e prestadores de serviço

5) Mantenha uma rotina para coleta dos resíduos