
Diferentes perspectivas enriquecem o ambiente de trabalho e também impulsionam o crescimento interno e externo do negócio
Diferentes perspectivas enriquecem o ambiente de trabalho e impulsionam o crescimento interno e externo dos negócios. O aumento e a relevância das vagas afirmativas têm se destacado no contexto das práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança). Recentemente, um estudo da plataforma Vagas revelou um crescimento significativo na oferta desses empregos, indicando uma tendência positiva em relação à diversidade e inclusão nas empresas.

De acordo com os dados apresentados, houve um aumento de 33,2% no número de vagas destinadas a mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência em 2022, passando de 19.825 em 2021 para 26.409 no ano seguinte. Este crescimento segue o impressionante aumento de 56,35% registrado em 2021 em comparação com 2020, quando foram anunciadas 11.171 vagas.
Luana Romero, diretora-executiva do Ideias, destaca a importância deste avanço. “Esse crescimento indica que as empresas estão amadurecendo e adotando abordagens mais estratégicas. Organizações com maior diversidade frequentemente apresentam melhor desempenho. Além disso, a crescente conscientização da sociedade sobre a importância da diversidade e inclusão está impulsionando essa agenda no ambiente corporativo.”
A mais recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), intitulada “Análise da Diversidade de Gênero e Raça de Administradores e Empregados das Empresas de Capital Aberto,” revela que, das 394 empresas analisadas, 82,7% têm alguma mulher em órgãos da administração, mas apenas 15,8% dos 6.323 cargos são ocupados por mulheres. Além disso, 67,0% das empresas têm mulheres no conselho de administração e 42,4% na diretoria.
“Esses dados sugerem que a diversidade de gênero e raça está evoluindo lentamente nas administrações, mas há um avanço contínuo na implementação de estratégias de diversidade e inclusão nas empresas”, afirma Luana.
Mas o que são vagas afirmativas?
Entender o conceito de vagas afirmativas é essencial: são oportunidades de emprego direcionadas a pessoas de grupos historicamente marginalizados nos processos seletivos, seja por gênero, etnia, orientação sexual ou por pertencerem a outras minorias. “Incluir pessoas diversas nas equipes promove empatia e traz múltiplas visões a projetos, tornando-os mais completos e eficazes”, ressalta a diretora-executiva.
As vagas afirmativas são cruciais para empresas que valorizam a inovação e a diversidade de ideias em suas equipes. Atualmente, é impossível discutir gestão de talentos sem considerar a importância da diversidade e inclusão nas organizações.
E o que uma empresa deve fazer?
Luana enfatiza que não basta oferecer vagas afirmativas, é necessário fazer a manutenção constante do projeto e promover ações que reforcem a visão da empresa sobre diversidade. Algumas práticas que devem ser incluídas na rotina da organização, desde a divulgação de vagas até o treinamento de pessoas em cargos de gestão, incluem:
- Ajustar a descrição de cargos e requisitos para garantir que sejam atrativos para todos;
- Evitar termos e requisitos que possam excluir talentos pertencentes a grupos minoritários;
- Ampliar fontes de recrutamento, como participação em feiras de empregos e utilização de plataformas online inclusivas;
- Adaptar a estrutura de entrevistas e avaliação de competências durante o processo seletivo;
- Combater expressões e estereótipos na cultura interna;
- Promover debates e palestras que aproximem o tema dos colaboradores;
- Desenvolver programas de capacitação e treinamento para gestores e equipes de recrutamento;
- Criar programas de trainee, estágio e mentoria que possam atrair talentos de diferentes origens.