A campanha Setembro Amarelo surge como um alerta para cuidarmos da saúde mental. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, o que deu origem à campanha voltada para o cuidado com a depressão e os sinais de problemas psicológicos. A cor amarela surgiu em homenagem a um jovem americano chamado Mike Emme, que cometeu suicídio aos 17 anos.

Mike tinha paixão pelo seu Mustang 68, carro que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo – ficando conhecido, inclusive, como “Mustang Mike”. Em 1994, durante o seu velório, foram distribuídos cartões decorados com fitas amarelas, em homenagem ao Mustang, com frases de apoio destinadas a pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.

Em 2015, a campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), visando a conscientização, prevenção e redução dos números alarmantes de casos de suicídios registrados anualmente. Segundo a OMS, o Brasil é o país com maior índice de ansiedade e depressão do mundo.

O Ideias proporcionou aos colaboradores no dia 29 de setembro, uma experiência de aula guiada, conectando-os a um momento de bem-estar e equilíbrio. A empresa busca constantemente fornecer ferramentas e desenvolver estratégias para prestar suporte aos colaboradores, buscando o bem-estar por meio da análise do ambiente interno e da promoção de treinamentos, workshops e dicas. 

Categories Sem categoria

IDEIAS FORM: transformando dados em decisões sustentáveis

Plataforma de Inteligência Socioambiental com foco em Stakeholders e Indicadores.  

IDEIAS FORM: transformando dados em decisões sustentáveis

Plataforma de Inteligência Socioambiental com foco em Stakeholders e Indicadores.  

© Copyright 2025 – Instituto Ideias | P6 Comunicação