O Ideias realizou na última sexta-feira (04) a primeira reunião de trocas de 2025 entre os coordenadores e gestores de setores de todo o Brasil. O objetivo foi conhecer melhor os desafios ao gerenciar os projetos e aprimorar a gestão, elevando o nível de maturidade pessoal e profissional de cada participante.

A diretora de gente e gestão do Ideias, Maísa Porto, apresentou um formulário de lições aprendidas que será preenchido com registros, reflexões, oportunidades de melhoria e planos de ação de cada projeto.

Os encontros promovem o alinhamento entre as equipes, reforçando o propósito coletivo voltado para a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Além disso, funcionam como espaços valiosos para o compartilhamento de experiências, boas práticas e aprendizados adquiridos no dia a dia do trabalho. Isso permite que erros sejam evitados, soluções eficazes sejam replicadas e o aprendizado coletivo seja acelerado.

Outro aspecto importante é o fortalecimento do trabalho em equipe. Como os projetos socioambientais costumam ser interdisciplinares, as trocas entre colaboradores estimulam a colaboração entre diferentes áreas, gerando conexões mais fortes e promovendo a empatia. A diversidade de experiências também favorece a inovação: ideias transformadoras muitas vezes surgem do diálogo aberto e da escuta ativa, contribuindo para melhorias contínuas nas práticas e estratégias da organização“, ressalta Maísa Porto.

As reuniões também contribuem para o monitoramento e a avaliação das iniciativas, pois permitem identificar desafios operacionais, oportunidades de aprimoramento e formas mais eficientes de medir o impacto das ações desenvolvidas. Por fim, ao dar voz aos colaboradores e valorizar suas vivências, a empresa fortalece o engajamento, promove o bem-estar e aumenta o senso de pertencimento dentro da equipe. Em resumo, as reuniões de troca são essenciais para o crescimento saudável, eficaz e alinhado das organizações socioambientais.

Na oportunidade, a diretora presidente do ideias, Tereza Romero, fez uma apresentação sobre IA nas empresas e ressaltou que segundo um estudo realizado pela Mackenzie, 60% das empresas globais usam algum tipo de IA em seu cotidiano.

Aproveite e confira dados relevantes sobre o aumento da IA entre as MEIs!

IDEIAS FORM: transformando dados em decisões sustentáveis

Plataforma de Inteligência Socioambiental com foco em Stakeholders e Indicadores.  

IDEIAS FORM: transformando dados em decisões sustentáveis

Plataforma de Inteligência Socioambiental com foco em Stakeholders e Indicadores.  

© Copyright 2025 – Instituto Ideias | P6 Comunicação