O Ideias planeja e executa ações de reintegração de posse humanizada, priorizando o respeito aos direitos humanos e a dignidade das pessoas. Atua com escuta ativa, empatia, diálogo e assistência social, minimizando impactos e promovendo soluções justas e sustentáveis.
Entre 2021 e 2025, a instituição executou 26 processos de reintegração de posse de forma humanizada, nos estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão e São Paulo. Ao todo foram reintegrados cerca de 51,6 mil hectares de áreas, o que equivale a 516 km².
Segundo Maísa Porto, diretora do Ideias, “Comumente, os processos de reintegração de posse são marcados por fortes resistências, conflitos verbais acalorados, uso de força bruta, armas de fogo e choros inconsoláveis. Ninguém gosta de executar uma ação como esta. Nem do lado dos ocupantes nem mesmo do lado de quem precisa fazer cumprir a decisão judicial. Em um processo humanizado, a transparência é fundamental. As operações que acontecem de surpresa, sem uma tentativa de diálogo aberto com os ocupantes, costumam fomentar sentimentos negativos e a resistência é, talvez, o único recurso que as famílias possuem no momento”, ressalta.
A gestão social das ações de reintegração de posse humanizada realizadas pelo Ideias, tem como objetivos principais:
Quer saber mais? Acesse nossas redes sociais e entre em contato com o time Ideias.