Resolução CVM 193: por um mercado de capitais mais moderno, sustentável, inclusivo e democrático

O Brasil foi o primeiro país do mundo a adotar os padrões internacionais (IFRS S1 e S2) de relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade emitidas pelo Conselho Internacional de Normas de Sustentabilidade (International Sustainability Standards Board – ISSB), por meio da resolução CVM 193.

O ISSB é parte da IFRS Foundation, que tem uma imensa relevância de forma global, visto que por meio da International Accounting Standards Board (IASB) define os padrões contábeis das demonstrações financeiras pelos participantes do sistema financeiro internacional.

Assim, estes Padrões Internacionais de Divulgação de Sustentabilidade permite que as empresas comuniquem informações úteis aos mercados de capitais globais para decisões de forma eficiente e consolida o trabalho de iniciativas de relatórios integrados.

Com esta medida, a CVM visa fortalecer a transparência e endossar as normas de sustentabilidade internacionais na regulamentação brasileira para as que companhias abertas, fundos de investimento e companhias securitizadoras elaborem e divulguem resultados integrados.

Algumas vantagens que a norma visa levar para as empresas brasileiras são:

  1. Aumento da transparência, consistência e confiabilidade das informações de sustentabilidade: as empresas melhoram sua reputação ao divulgar seu compromisso com ações de sustentabilidade ao aderir às normas ISSB.
  2. Potencialização da atração de investimentos: melhores relatórios de sustentabilidade podem atrair investidores que valorizam empresas que têm práticas transparentes e sustentáveis.
  3. Facilitar comparações e benchmarketing global: a padronização dos relatórios permite que as empresas brasileiras sejam comparadas com empresas globais de forma mais precisa, ajudando-as a se posicionar de forma competitiva no mercado internacional.
  4. Estímulo à inovação interna: a adaptação às normas ISSB pode incentivar as empresas a inovar em suas operações para tornar suas operações mais sustentáveis e eficientes para atender aos requisitos de relatórios.

Veja mais detalhes da regra no site da CVM https://lnkd.in/eHVVxfXD