Tão importante quanto implantar a coleta seletiva, é conscientizar os moradores e funcionários dos condomínios para a importância de separar corretamente os resíduos.
O trabalho de implantar a coleta seletiva tem a ver com a segregação correta dos resíduos, coleta e tratamento dos resíduos por parte dos serviços públicos ou associações credenciadas.
É preciso que o descarte de resíduos vire um programa adotado pelo condomínio, fazendo parte até do Regimento Interno, principalmente, porque pode haver rotatividade de moradores. A orientação, é que o trabalho de educação ambiental seja contínuo e incorporado como rotina dentro dos lares e no dia a dia de conservação dos condomínios.
Como organizar a coleta dentro de casa?
A principal dica é que as pessoas tenham 2 lixeiras: uma para o lixo seco e outra para o úmido. Não há necessidade de separar por cores. Se não houver possibilidade de usar 2 lixeiras, o Ideias orienta usar uma lixeira com tampa para resíduos úmidos e os secos podem ser colocados em sacolas avulsas e descartados na própria lixeira do condomínio.
Para o descarte, se não tiver lixeiras diferentes, a sugestão é adotar adesivos indicativos. Assim fica mais fácil separar. Os contentores dos condomínios também podem seguir a mesma dica.
Para auxiliar na implantação da coleta dos resíduos no seu condomínio, o Ideias orienta 5 passos.
1) Faça campanhas de conscientização para os moradores e funcionários.
2) Verifique a forma como os resíduos são gerados, armazenados e coletados.
3) Identifique os pontos de melhoria e proponha um plano de ação com a participação de todos.
4) Treine os colaboradores internos e também os moradores e prestadores de serviço.
5) Mantenha uma rotina para coleta dos resíduos.