Escuta e engajamento social no projeto do VLT do Subúrbio de Salvador

Juntamente à Skyrail Bahia celebramos números positivos na interação com a comunidade. Ao longo de 2021 a concessionária promoveu 38 encontros com grupos de moradores, líderes comunitários, pescadores e marisqueiras, dentre outras representações do subúrbio ferroviário. Essas ações tiveram mais de 1.200 participantes, dos quais 83% classificaram as iniciativas da concessionária com a nota mais alta. Em todas as ocasiões houve rígido padrão de segurança em conformidade às normas de enfrentamento à covid-19.

Outros espaços de participação foram os plantões sociais itinerantes. Nessas ações, equipes sociais do projeto se deslocam a pontos estratégicos das comunidades a fim de facilitar a participação das pessoas. Somadas ao atendimento do escritório fixo e por telefone, este trabalho resultou em mais de três mil pessoas atendidas.

“Nossa missão é construir o VLT com o menor impacto possível. Para isso, promovemos o engajamento das partes interessadas e atuamos com transparência, usando como ferramentas ações participativas e inclusivas que favorecem a divulgação das informações, riscos e impactos, bem como o registro das sugestões e críticas dos participantes”, completa a analista de Comunicação e Responsabilidade Social da Skyrail, Ângela Santos.

A Skyrail Bahia é uma sociedade formada por uma parceria público-privado da chinesa Build Your Dreams (BYD), gigante global especializada em energia limpa com mais de 25 anos de experiência sólida no mercado, e o Governo do Estado da Bahia. A Skyrail Bahia é a responsável pela criação de uma nova realidade de transporte público, compreendendo a implantação, operação e manutenção do VLT (Veículo Leve de Transporte) do subúrbio de Salvador.

*O Instituto IDEIAS é a empresa contratada para realizar a elaboração, implantação e controle do Plano de Reassentamento Involuntário, Plano Técnico Social, Plano de Comunicação Social e Plano de Restauração dos Meios de Subsistência desse projeto.

Fonte: Site da Skyrail Bahia.