Colaboradores participam de treinamento com diretrizes de Instituição Internacional

Na última semana, os colaboradores do Ideias participaram de um treinamento sobre os Requisitos e Boas Práticas Internacionais relacionados com o processo de Aquisição de Terras e Reassentamento Involuntário.

As orientações seguem as diretrizes da IFC, a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento. A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, promove o desenvolvimento econômico e a melhoria da vida das pessoas ao estimular o crescimento do setor privado nesses países.

O treinamento aconteceu de forma online e foi ministrado pelo Consultor Socioambiental Daniel Mascarenhas.

O  Padrão de Desempenho 5 reconhece que a aquisição de terras relacionadas a um projeto e as restrições a seu uso podem ter impactos adversos sobre as comunidades e as pessoas que usam essa terra. O Reassentamento Involuntário refere-se tanto ao deslocamento físico quanto ao econômico, perda de bens ou de acesso à bens ocasionando perda de fontes de renda e outros meios de subsistência.

O IDEIAS tem como um de seus focos de atuação o deslocamento involuntário. O objetivo é solucionar problemas de famílias impactadas por grandes empreendimentos, atuando junto ao governo e ao setor privado na elaboração, execução e monitoramento de alternativas para a remoção, reassentamento e desapropriação de famílias. Os projetos incluem também suporte social, jurídico e de assessoria imobiliária.