IDEIAS: Expertise em projetos com padrões de desempenho da IFC

Fundado em 2001, o Instituto IDEIAS tem como um de seus principais focos de atuação os processos de deslocamentos com o objetivo de solucionar problemas de famílias impactadas por grandes empreendimentos, atuando junto ao governo e ao setor privado na elaboração, execução e monitoramento de alternativas para a remoção, reassentamento e desapropriação. Nesses casos, oferece todo o suporte técnico, social, jurídico e assessoria imobiliária necessária.

Dessa forma, o IDEIAS também oferece serviços especializados para o cumprimento dos requisitos estabelecidos nos Princípios do Equador e Padrões de Desempenho da IFC.  A Gerente de Projetos Luana Romero destaca como foco a elaboração de Diretrizes (Framework) para empresas que contraem empréstimos junto a bancos internacionais de desenvolvimento e que necessitam adequar os seus processos as normas à política de sustentabilidade socioambiental da Corporação Financeira Internacional (IFC). “A IFC é membro do Grupo Banco Mundial, e a maior instituição de desenvolvimento global voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento”, avalia.

“Como se trata de uma gestão de risco socioambiental, inicialmente é preciso relatar a situação socioeconômica das famílias afetadas. Este estudo é feito por meio do cruzamento dos dados primários, com base nos cadastros socioeconômicos, nos inventários de bens e de culturas aferidos. Um grande ganho para as corporações é quando se estabelecem normas operacionais para aquisição de terras, que tem como objetivo definir as diretrizes e os procedimentos a serem adotados, norteadas pela Legislação Nacional e alinhadas com as normas internacionais e aos padrões IFC”, ressalta Luana Romero.

Atualmente, o Grupo IDEIAS participa de dois grandes projetos, nos Estados da Bahia e Sergipe, que envolvem o processo de deslocamento de famílias sob a ótica de atendimento dos Princípios do Equador e Padrões de Desempenho da IFC.

“Projetos de aquisição de terra que estão alinhados com as melhores práticas internacionais, tendem a ter uma melhor gestão de risco socioambiental e uma redução no impacto às populações afetadas, especialmente àquela mais vulneráveis. Há um ganho de imagem reputacional para os empreendedores, bem como em soluções sustentáveis à longo prazo”, afirma a gerente de projetos.