Geladeiroteca na Ilha das Caieiras

Começou a funcionar no Museu do Pescador na Ilha das Caieiras, em Vitória, nesta terça-feira, dia 23 de setembro, a segunda geladeiroteca do projeto “Alimentando o Conhecimento”. O lançamento foi realizado às 9h30, com participação de cerca de 100 alunos da rede municipal de ensino, durante atividades do projeto “Viagem pela Literatura” no local.

Nas geladeirotecas, o capixaba pode doar ou retirar livros, gratuitamente. A ação, que inédita no Espírito Santo, é uma proposta do Grupo IDEIAS – Sustentabilidade em Negócio e tem o apoio da Prefeitura de Vitória, da Secretaria Municipal de Cultura e da Biblioteca Municipal de Vitória. Na oportunidade, a Diretora do Grupo IDEIAS participou de uma entrevista para o Record News.

A primeira geladeiroteca está funcionando desde o dia 13 de setembro, no Parque Moscoso, no Centro da capital. A ação, que é permanente, consiste em transformar geladeiras em desuso em estantes com livros, onde os leitores podem acessá-las, sem controle de terceiros, levar as obras para ler e, sobretudo, doar publicações.

“A ideia é ampliar o projeto para outras regiões da Grande Vitória. O objetivo é incentivar a leitura e estimular o cidadão à prática do compartilhamento de conhecimentos. A sugestão é que, ao retirar um livro, a pessoa deixe outro no local. Para isso, será colado um pequeno anúncio nas geladeirotecas: Leve um livro, solte a mente, deixe outro, me alimente”, afirma a presidente do Grupo IDEIAS, Tereza Romero. As geladeirotecas buscam também fomentar a reciclagem, a reutilização e a redução de materiais descartados no meio ambiente.

IMG_0287         IMG_0307