Palestrantes

  • Carlos Silva

    Advogado, pós graduado em Direito Administrativo e Econômico pela Universidade Mackenzie. Diretor Executivo da ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Diretor da ISWA - International Solid Waste Association (Associação Internacional de Resíduos Sólidos). Coordenador da Secretaria Subregional da IPLA – Parceria Internacional para expansão dos serviços de gestão de resíduos junto a Autoridades Locais, um programa mantido pela ONU - UNCRD. Editor da Revista Conexão Academia, revista científica sobre resíduos sólidos. Autor do livro “Resíduos Sólidos: o que diz a lei”.

  • Renata Frank

    Geóloga e Mestre em Geologia Econômica pela UFRJ, MBA em Negócios Sustentáveis pela Universidade de Anaheim -Califórnia /EUA, e Especialização em Gestão Ambiental, Hidrogeologia, Logística de Transporte e Marketing. Atua como Analista de Meio Ambiente na VALE S.A., sendo responsável pela Gestão de Resíduos do Complexo Industrial de Tubarão, em Vitória/ES

  • Luciana Lopes

    Mestre em gestão de resíduos sólidos pela USP, atua há 15 anos no desenvolvimento de projetos socioambientais de coleta seletiva, com a inclusão de catadores de materiais recicláveis. Uma das autoras do livro "Do lixo à Cidadania: guia para formação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis". www.dolixoacidadania.org.br. Representante da Fundação Alphaville.

  • Sérgio Augusto de Magalhães e Souza

    Sérgio Augusto de Magalhães e Souza, o Serjão, é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e possui MBA em Gestão Empresarial pela PUC de São Paulo. Atualmente, preside a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Vitória. É fundador da Frente Parlamentar Ambientalista de Vitória, primeira do setor no Brasil; do Grupo de Trabalho Interinstitucional Respira Vitória, que propõe novos padrões da qualidade do ar no município; e também criou o Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos, reunindo entidades que fazem o acompanhamento das políticas municipais sobre o tema. Com um trabalho voltado para as áreas de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Esportes, Defesa das Pessoas com Deficiência e também pela Transparência das ações públicas, Serjão foi reeleito em outubro do ano passado para cumprir o mandato de 2013 a 2016.

  • Herbert Peres Mascarenhas

    Desenvolve e acompanha projetos e processos de Logística Reversa, Descarte e Reciclagem em REEE (Resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos) para empresas de varejo, projetos, serviços, logística e associações. Tem experiência como engenheiro mecânico de desenvolvimento, especializado nas áreas de máquinas, equipamentos e processos, produtos e serviços (logística e transporte), atuando na cadeia automobilística e na cadeia logística por meio de empresas como Yamaha, Valeo, TYCO, Varig (Cargas), Proativa, Vianet e Cape Cod. Acompanhou projetos de descarte e logística pela Vianet Serviços para empresas como HP, Samsung, Scopus, DHL, além da reciclagem nos maiores players do mercado. Formado em Engenharia Mecânica pela UMC, com extensão em Marketing pela ESPM e participação em Grupos de discussão sobre o tema (CRA, ABRAPS como conselheiro, FGV, PROCLIMA e SUCESU). Hoje atua na Associação dos Fabricantes e Importadores distribuidores de eletroeletrônicos e eletrodomésticos (ABREE) como gerente executivo, associação essa que atende como Gestora a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) aos seus associados.

  • Flávia Marchezini

    Procuradora do Município de Vitória, especialista em direito público, mestre em História Social das relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Gerente do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Município, membro da Comissão de Acompanhamento da Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana e da Comissão para a elaboração e Implementação da Política Municipal da Resíduos Sólidos. Professora da Faculdade de Direito de Vitória - FDV e Escola da Magistratura do Espírito Santo. Professora-coordenadora do Projeto de Extensão "Comissão de Sustentabilidade da FDV" e da implementação do seu Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos. Conselheira da Rede de Negócios Sustentáveis - Espírito Santo Sustentável. Autora de artigos jurídicos nas áreas do direito ambiental e urbanístico.

  • Phillip Bohr

    Doutor em Ciência da Engenharia, pela Universidade Técnica de Berlim/Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT); Pesquisador PhD em manufatura e produtividade, pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), Pesquisador PhD em Economia e Administração, pela Universidade técnica de Berlim; Graduado em Engenharia Mecânica, pela Universidade Técnica de Berlim; Administrador de Empresas, pela Universidade Técnica de Berlim. CEO na Indústria Fox, com expertise no planejamento e implementação de usinas de reciclagem baseada em instrumentos de financiamento para proteção climática; Idealizador do projeto, da Iniciativa Suíça de Proteção Climática (SCPI), SENS International, SDC, FOEN, Suíça. Participações mundiais, em Conferências, Simpósios, bem como diversas publicações acerca do tema reciclagem de lixos eletrônicos.

"Vi ontem um bicho; Na imundice do pátio; Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa; Não examinava nem cheirava; Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. "
por Manuel Bandeira, 27 de dezembro de 1947